Setransp pede mediação do MPT para garantir 13º dos motoristas e cobradores

Acontece na tarde desta terça-feira (29) uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) para discutir uma solução para o pagamento do 13º salário dos trabalhadores do transporte coletivo.

A mediação do MPT foi solicitada pelos empresários do setor, que afirmam não ter dinheiro suficiente para fazer o pagamento no prazo legal, que se encerra amanhã (30).

De acordo com o sindicato que representa as empresas, o Setransp, a falta de recursos é provocada por uma distorção na remuneração feita pela Urbs. Dizem as empresas que as projeções de passageiros não se confirmam, e com isso, o sistema opera com déficit, que chegou a 37 milhões de reais entre março e outubro por exemplo. Naquele período, a expectativa era de 148 milhões de passageiros transportados, mas 10 milhões a menos utilizaram a rede de ônibus, derrubando os repasses previstos e prejudicando os pagamentos.

Uma opção apresentada pelo Setransp é para que recursos sejam adiantados às empresas para garantir os pagamentos. Essa via já foi utilizada ano passado, com a utilização de recursos da Câmara que foram devolvidos ao município.

Por isso, representantes do legislativo foram convidados e participam da audiência.

A Urbs também foi chamada.

Em nota informou que os pagamentos junto às empresas do transporte coletivo de Curitiba estão em dia e que o custo do pagamento do 13º salário para motoristas e cobradores está previsto na tarifa técnica paga ao longo do ano.

Diz ainda a Urbs, que o déficit entre a previsão de passageiros transportados e o efetivo serviço prestado é equacionado anualmente na revisão da tarifa técnica no mês de fevereiro, conforme o contrato assinado pelas empresas na licitação do transporte coletivo.

Além do Setransp, prefeitura e Urbs, o Sindimoc também foi chamado para a reunião no MPT.

Os trabalhadores já aprovaram indicativo de greve. A paralisação começa nesta quinta-feira, dia 1º caso o pagamento não seja realizado.

Repórter Cristina Seciuk



Categorias:Cidade

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: