STF nega recurso para reiniciar ação penal contra Carli Filho

Crédito: Reprodução/Gazeta do Povo

Crédito: Reprodução/Gazeta do Povo

Por unanimidade, a 2ª Turma do STF negou o pedido da defesa de Carli Filho para anular a denúncia contra o ex-deputado, ou pelo menos, suspender o julgamento pelo Tribunal do Júri sob a acusação de duplo homicídio doloso. Com esse recurso, a defesa tentava recomeçar a ação penal do início.

A tese dos advogados se baseou no exame de alcoolemia do ex-deputado. O Tribunal de Justiça do Paraná determinou a exclusão do teste dos autos, por considerar que a coleta de sangue enquanto Carli Filho estava em coma descumpria o direito do réu de não produzir prova contra si mesmo. No Supremo, a defesa argumentou que todas as outras peças processuais que fazem referência ao exame também deviam ser excluídas dos autos.

Mas, para o relator do recurso, ministro Gilmar Mendes, a alegação não procede. Ele afirmou que, apesar do exame ter sido considerado uma prova ilícita, há outros elementos, como depoimento de socorristas, testemunhas e do próprio Carli Filho, que comprovariam que ele estava embriagado no momento do acidente. Para o ministro, não é possível eliminar todo esse conjunto de fatos.

Foi a segunda derrota da defesa de Carli Filho neste mês. No dia 16, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça negou mais um recurso do ex-deputado. Ele é acusado de matar Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida, em um acidente de trânsito, em maio de 2009. Segundo a perícia, Carli Filho dirigia embriagado e em alta velocidade quando atingiu o veículo em que estavam os dois jovens.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Geral

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: