“O maior interessado na verdade sou eu”, diz Lula em primeiro depoimento a Moro

Foto: EBC

Foto: EBC

No primeiro depoimento ao juiz Sérgio Moro, o ex-presidente Lula afirmou que é o mais interessado no esclarecimento dos fatos. Durante a audiência, Lula disse que não sabia de uma possível participação do ex-deputado Eduardo Cunha em negócios ilícitos da Petrobras.

O depoimento de Lula, por videoconferência com São Bernardo do Campo, durou aproximadamente dez minutos. Ele foi arrolado como testemunha de defesa do ex-deputado Eduardo Cunha. Antes do início do interrogatório, o ex-presidente disse ao juiz Sérgio Moro que optou por não ficar em silêncio durante a audiência.

Lula foi questionado pela defesa de Cunha sobre a nomeação de dois ex-diretores da área internacional da Petrobras: Nestor Cerveró e Jorge Zelada. O ex-presidente disse que foram indicações do PMDB, mas que não sabia de detalhes, principalmente sobre Zelada.

No depoimento também explicou como funcionava a indicação política dos cargos da estatal. Os partidos da base aliada do Governo sugeriam os nomes, que precisavam ser aprovados pela Casa Civil e pelo Conselho da Petrobras. Além disso, segundo o ex-presidente, precisavam ser pessoas tecnicamente competentes.

O ex-presidente não soube dizer se Eduardo Cunha teve participação na indicação de Jorge Zelada ou se o ex-deputado atuou na compra do campo de petróleo de Benin, na África. A denúncia aponta que o negócio teria gerado propina de cinco milhões de dólares a Cunha.

O Ministério Público Federal questionou o ex-presidente sobre os partidos que tinham participação na indicação de cargos da Petrobras. Lula disse que eram algumas das legendas que compunham a base aliada do Governo Federal, como PMDB, PP e o próprio PT. O juiz Sérgio Moro não fez perguntas ao ex-presidente e o depoimento foi encerrado.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: