PF deflagra 6ª fase da Operação Pecúlio e cumpre 67 mandados em Foz do Iguaçu

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (16) a 6ª fase da operação Pecúlio, batizada de Nipoti 2. São cumpridos 31 mandados de condução coercitiva e 36 de busca e apreensão – todos em Foz do Iguaçu. A ação é uma continuidade da 5ª fase, realizada ontem e que prendeu 12 dos 15 vereadores da cidade, acusados de receberem uma espécie de “mensalinho”, que variava de R$ 5 a 10 mil por mês, em troca de apoio político na votação de projetos da Prefeitura.

Segundo o Ministério Público, os políticos também teriam indicado familiares para serem contratados por empresas da cidade ou para ocuparem cargos comissionados na Prefeitura. Dez vereadores foram presos preventivamente, sem prazo para soltura. Outros dois foram alvos de mandados de prisão temporária, com duração de cinco dias.

Todos os integrantes da mesa diretora da Câmara Municipal de Foz foram detidos, incluindo o presidente Fernando Duso, do PT. De acordo com as investigações, somente em algumas obras de pavimentação da cidade, que passaram por perícia da Polícia Federal, foram identificados prejuízos de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

A primeira etapa da operação Pecúlio foi realizada em abril. Desde então, mais de 20 pessoas já foram presas, incluindo o prefeito Reni Pereira, do PSB, além de empreiteiros, servidores públicos, secretários e ex-secretários do município. 85 envolvidos no esquema já são réus da operação. O processo tramita na 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu.

Mais detalhes sobre a operação de hoje serão repassados pela Polícia e pelo Ministério Público numa coletiva de imprensa às 10h, na sede da PF em Foz do Iguaçu.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Polícia

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: