Foto: AEN
Foto: AEN

As pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que forem ao litoral do Paraná nesta temporada terão acesso às chamadas cadeiras anfíbias, que possuem pneus especiais, mais largos e adaptados à areia.

As cadeiras anfíbias estarão disponíveis para empréstimo gratuito a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. As cadeiras anfíbias são cadeiras de roda equipadas com pneus especiais, mais largos e adaptados à areia. Por isso, não afundam na água e são mais fáceis de manejar. E por serem mais altas, também permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura.

A iniciativa faz parte do Projeto Praia Acessível – Programa Amigo Paranaense, desenvolvido pela Secretaria estadual da Família e Desenvolvimento Social. De acordo com a coordenadora da Política da Pessoa com Deficiência da Secretaria, Flávia Bandeira Cordeiro, o objetivo é permitir que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tenham acesso a atividades de lazer, inclusive banho de mar, de forma mais segura.

As pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida também podem participar de atividades de lazer nas praias do estado, além de receber atendimento especializado das equipes do Verão Paraná. Cerca de 60 profissionais participaram de treinamentos e palestras para auxiliar os veranistas em diversas situações, como por exemplo, colocar e retirar, em segurança, as pessoas das cadeiras anfíbias.

Repórter Tabata Viapiana

Deixe seu comentário