Presos do sistema prisional do estado são premiados em concurso de contos de Natal

Foto: Hedeson Alves / AEN

Foto: Hedeson Alves / AEN

Foi realizado neste ano o primeiro concurso de contos de Natal do sistema prisional do Paraná. Ao todo, foram 610 participantes. Doze contos finalistas foram selecionados em todo o estado.

O concurso foi feito em duas etapas: fase regional e estadual. A primeira delas contou com a seleção de cinco contos de cada um dos nove Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas), que atuam nas unidades penitenciárias. Em seguida, os 45 contos premiados nas fases regionais concorreram na etapa estadual, que selecionou os 12 melhores contos do concurso.

De acordo com Luiz Alberto Cartaxo Moura, diretor do Depen, o Departamento Penitenciário do Paraná, o objetivo da ação era motivar a produção de textos e desenvolver habilidades de leitura e escrita nos presos.

Uma das premiações foi a visita especial de Natal, que permitiu que os cinco primeiros colocados nas etapas regionais recebessem a visita de cinco familiares ao mesmo tempo. No sistema prisional, só é permitida a entrada de até dois familiares por visita. Além disso, o edital do concurso previa a publicação de um livro digital com os 12 contos finalistas, a divulgação dos textos premiados em jornal impresso, certificados, camisetas e livros de literatura.

Participaram do concurso os presos que integram o Projeto de Remição de Pena pela Leitura ou aqueles que estão matriculados na Educação Básica. As inscrições foram feitas por regiões, por meio dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas), que atuam nas unidades penitenciárias.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Geral

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: