Vacinação contra HPV para meninos na rede pública de saúde começa em janeiro

Foto: Venilton KŸchler / AEN

Foto: Venilton KŸchler / AEN

A partir de janeiro de 2017, a vacinação contra o HPV, papilomavírus humano, estará disponível na rede pública de saúde para meninos de 12 e 13 anos. A imunização já faz parte do calendário vacinal de meninas de 9 a 14 anos, e agora, será estendida aos meninos.

Meninos de 12 e 13 anos também vão poder se vacinar contra o HPV na rede pública de saúde a partir de janeiro. A imunização já faz parte do calendário vacinal de meninas de 9 a 14 anos desde 2014, e agora será estendida aos meninos. Nas mulheres, a vacina protege principalmente do câncer de colo do útero – que é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil.

Em 2015, segundo o Governo do Estado, foram 333 mortes por câncer de colo do útero no Paraná. Em 2016, são previstos 860 novos casos da doença. O coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, afirmou que a ampliação da campanha de vacinação para os meninos vai reduzir a circulação do vírus, além de prevenir alguns tipos de câncer no público masculino.

Também a partir do próximo ano, a campanha passa a abranger meninas de 14 anos que ainda não tomaram a vacina, além de homens, de 9 a 26 anos, que vivem com HIV. Até 2020, a faixa etária será ampliada para atingir meninos de 9, 10 e 11 anos.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Geral

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: