Foto: Cristina Seciuk / CBN Curitiba
Foto: Cristina Seciuk / CBN Curitiba

Quem não compareceu ao segundo turno das eleições municipais e não foi ao TRE para justificar a ausência não escapa mais da multa. O prazo para regularizar a situação acabou nesta quinta-feira.

A tarde foi de filas e muito movimento no Fórum Eleitoral no último dia de prazo e muito eleitor disse que deixou a justificativa para a última hora por desconhecimento.

Foi o caso do Luciano dos Santos que é metalúrgico e estava em viagem no dia do pleito.

Apesar da preocupação do Luciano, para a carteira de motorista não tem problema. Na prática, quem perdeu o prazo fica inicialmente sujeito a multa, que é de R$ 3,51, e pode ter o título cancelado se acumular três turnos de votação sem comparecer nem justificar.

Nesses casos o eleitor pode ter, entre outros, problemas para tirar ou renovar passaporte, perder vaga em concurso público e em vestibular se foi aprovado.

É uma situação similar à que vive a Catia Paludo. Ela é jornalista, passou num vestibular e agora não consegue fazer a matrícula. Ela teve o título cancelado porque deixou de fazer o recadastramento biométrico. Aproveitou para alertar quem tem pendências a resolver com o TRE.

Para quem perdeu o prazo para a justificativa, seja do primeiro ou do segundo turno, ou tem outras questões pendentes com a Justiça Eleitoral, o atendimento ao público vai ser retomado no dia 09 de janeiro.

Repórter Cristina Seciuk

Deixe seu comentário