Imagem ilustrativa: Arquivo ANPr
alimentos
Imagem ilustrativa: Arquivo ANPr

O verão é a estação do ano que registra o maior número de casos de intoxicação alimentar. Alguns cuidados simples na compra e no armazenamento dos alimentos evita que a doença estrague as suas férias.

Náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e febre. Esses são os principais sintomas da intoxicação alimentar. Apesar de não ser grave, a doença é incômoda e pode atrapalhar férias e viagens. O verão é a estação do ano com maior incidência de intoxicação alimentar. A doença é causada por bactérias e vírus encontrados em alimentos contaminados.

Por isso, é importante adotar alguns cuidados na compra e no armazenamento dos alimentos durante todo o verão – já que as altas temperaturas contribuem para a contaminação dos produtos. Segundo a nutricionista Elizangela Casagrande, a primeira orientação para as pessoas é observar bem os locais de compra dos alimentos.

Principalmente para quem está no litoral, é preciso ter atenção redobrada com os frutos do mar.

Muitos casos da doença são provocados pela manipulação incorreta dos alimentos em casa. Alguns hábitos, como deixar os produtos fora da geladeira por muito tempo, devem ser evitados no verão, afirmou a nutricionista.

Repórter Tabata Viapiana

Deixe seu comentário