escola
FOTO: GIULIANO GOMES – SEED

A chegada de um novo ano traz também o início de mais um período letivo. Escolher a primeira escola ou uma nova instituição de ensino para os filhos não é uma tarefa fácil. Os pais precisam avaliar uma série de fatores para definir o local mais adequado para matricular as crianças.

Segundo Cléa Farinhas, Gerente Pedagógica da Editora Positivo, dez itens precisam ser analisados antes da escolha – como por exemplo, fazer uma lista de prioridades, com tudo que se espera da instituição, os pontos que os pais não abrem mão. Além disso, verificar se os valores da escola têm a ver com a concepção de mundo da família.

A proposta pedagógica, a forma como a escola trabalha com o aprendizado e qualidade dos profissionais, também são fundamentais. Cléa Farinhas orienta os pais a sempre conversar com o coordenador pedagógico da instituição. Visitar a escola, junto com os filhos, além de falar com pais de alunos que estudam no local também ajudam na decisão.

Outra dica importante é pesquisar muito e visitar vários locais. Como as crianças passam muito tempo nas escolas, é preciso conhecer bem a rotina da instituição e ver se os horários batem com os dos pais. Distância, trânsito, atividades culturais, esportivas e línguas também devem ser levados em consideração. A gerente pedagógica destaca a importância de conhecer a comunidade escolar, ou seja, se as demais famílias possuem perfil econômico similar ao seu.

Repórter Tabata Viapiana

Deixe seu comentário