Cerca de 49% das auto-escolas do Paraná ainda não possuem simuladores de direção

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga o uso dos simuladores de direção é de janeiro de 2016. Cada estado, no entanto, montou o próprio cronograma de instalação dos equipamentos. No Paraná, a medida está em vigor desde o dia 16 de novembro.

Apesar disso, segundo o Detran, das 788 auto-escolas do estado, 407 usam atualmente os simuladores de direção – ou seja, cerca de 51% possuem ou estão vinculadas a quem têm os equipamentos. No site do Detran, consta o cadastro de apenas três empresas que fornecem os simuladores.

Algumas auto-escolas do estado já conseguiram liminares próprias para não instalar o equipamento. A Associação dos Centros de Formação de Condutores do Paraná também tenta suspender a obrigatoriedade na Justiça. Uma ação civil pública tramita no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, como explica a presidente da associação, Olga Zanoni.

A Associação ainda tenta uma audiência com o Governo do Estado para reverter a medida. O objetivo, segundo Olga Zanoni, é que os simuladores sejam facultativos e não obrigatórios. Ela disse que o custo elevado dos equipamentos e os problemas com assistência técnica inviabilizam a resolução do Contran.

A resolução do Contran prevê que os candidatos à primeira habilitação e adição na categoria B passem por cinco horas/aula nos simuladores. Em nota, o Detran informou que a fiscalização é feita por sistema eletrônico e que as pessoas que não cumprirem a carga horária no equipamento terão o processo bloqueado pelo Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que é de responsabilidade federal, e ainda serão impedidas de realizar o exame prático de direção.

O Detran afirmou ainda que acompanha a situação de todas as auto-escolas do estado e mantêm um diálogo aberto para solução de problemas e resposta às dúvidas. Segundo a nota, mais 76 simuladores devem ser instalados nas próximas semanas.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Paraná

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: