Prefeitos de municípios considerados “inviáveis” não acreditam em fusão com cidades maiores

sem-titulo

Crédito: Prefeitura de Tamboara

O Tribunal de Contas do Paraná divulgou nesta semana um estudo que mostra a inviabilidade financeira de 95 municípios do Paraná. Todos eles possuem menos de 5 mil habitantes. A reportagem da CBN Curitiba conversou com prefeitos de alguns desses municípios.

O estudo divulgado pelo Tribunal de Contas do Paraná se baseou em dados informados pelos próprios municípios. A análise aponta que quase um quarto dos municípios paranaenses é insustentável.

Os 95 municípios citados têm menos do que 5 mil habitantes. O estudo mostra que municípios tão pequenos não têm arrecadação suficiente para manter prefeituras e câmaras municipais, por exemplo, e ainda garantir serviços de qualidade ao cidadão.

A reportagem da CBN Curitiba conversou com os prefeitos do maior e do menor município citados pelo estudo.

Tamboara, no norte do Paraná, tem 4.491 habitantes. O atual prefeito Antônio Carlos Cauneto, do PSD, fala que a cidade começou a gestão com as contas já no vermelho. No entanto, ele acha difícil a aprovação da fusão de Tamboara com algum município maior.

A proposta do TCE-PR é que os municípios que não conseguem se sustentar sejam reintegrados aos municípios de origem.

Jardim Olinda, no sudoeste do Paraná, tem 1409 habitantes e é o menor município do estado. A atual prefeita, Lucimar Assunção, do PP, afirma que Jardim Olinda precisa sim de melhorias, mas que a fusão com outro município não é necessária.

O recém empossado presidente do TCE, o conselheiro Durval Amaral, comentou o estudo divulgado pela corte. Ele afirma que, mesmo que a proposta de extinguir municípios não avance, os prefeitos precisam garantir uma boa gestão.

Repórter Ana Kruger



Categorias:Cidade, Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: