Em menos de 15 dias, quatro morcegos são encontrados caídos nas ruas de Araucária

morcego_free images 2

Em menos de 15 dias, quatro morcegos foram encontrados caídos no chão na região central de Araucária. Três foram achados na rua Maria de Lourdes Graboski Kampa e o outro em frente à praça Dr. Vicente Machado. Todos foram encaminhados para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen) para verificar se havia contaminação pelo vírus da raiva.

Em 2016, foi registrado um caso de um morcego encontrado nas ruas de Araucária e que estava com raiva. Em 2015, foram outras duas ocorrências. Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses fez um alerta aos moradores para nunca tocarem nos morcegos caídos no chão. A precaução também é válida para os animais de estimação, que não devem ser deixados em contato com morcegos, pois pode haver transmissão do vírus da raiva.

Alguns sinais da doença geralmente estão associados a hábitos não comuns dos morcegos, como por exemplo, estar com dificuldade para voar, desorientados, voando de dia (quando o normal seria à noite) ou caído no chão. A raiva é uma doença grave, que afeta o sistema nervoso central e pode levar à morte.

A orientação para quem encontrar um morcego caído no chão, é entrar em contato imediatamente com as autoridades de saúde. É recomendado que a pessoa coloque um balde em cima do animal para que ele possa ser recolhido posteriormente.

Se alguém tiver contato por acidente com o morcego, levar uma mordida ou arranhão, a orientação é lavar bem o local ferido e procurar uma unidade básica de saúde para o devido atendimento. A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) registrou o último caso de raiva humana no Paraná em 1987.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Geral, Sem categoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: