Novo modelo da carteira de motorista dificulta falsificação

Desde o início do ano o Departamento de Trânsito do Paraná, o Detran, passou a adotar o novo sistema de habilitação. A mudança é determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e começou a valer no dia 1° de janeiro.

Documentos emitidos desde o início do ano são impressos na cor preta, e apresentam um mapa do estado que o emitiu, além de um mapa do Brasil. O coordenador de habilitação do Detran, Farid Gelasco, explica que a principal diferença do novo modelo são os dispositivos de segurança.

O coordenador de habilitação do Detran afirma que casos de falsificação da carteira de motoristas são raros no Paraná. A maior parte das ocorrências envolve tentativas de abrir contas, ou conseguir empréstimos com documentos falsos.

A partir de 1¼ janeiro, a Carteira Nacional de Habilita‹o (CN) ser‡ emitida com um novo layout e dispositivos de segurana. A determina‹o Ž do Conselho Nacional de Tr‰nsito (Contran). O Departamento de Tr‰nsito do Paran‡ (Detran) j‡ se prepara para mudana que ser‡ gradual e n‹o oferecer‡ custos extras aos condutores.

Motoristas que estão com o a Carteira Nacional de Habilitação em dia não precisam se preocupar. No entanto, ao fazer a emissão da primeira habilitação, a renovação ou expedição da segunda via, o documento já vai ser expedido no novo formato.

A mudança no formato da CNH não vai implicar em custos extras ao motorista. A emissão da primeira habilitação ou da segunda via do documento custa R$ 80,12. Já a renovação, custa R$ 141,59 já que o condutor precisa ser submetido a um exame de aptidão física e mental.

Hoje, o Paraná possui 5,4 milhões de motoristas. De janeiro a outubro de 2016, foram emitidas 124 mil carteiras de primeira habilitação no Estado.



Categorias:Geral

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: