Diretor do Depen defende terceirização de serviços nas penitenciárias

pce

O diretor do departamento penitenciário do estado, Luiz Alberto Cartaxo defende a possibilidade de terceirização de serviços nas unidades prisionais do Paraná. Atividades como entrega de comida e medicamentos e de portaria poderiam ser retiradas das obrigações dos agentes, para baratear custos e contornar a falta de pessoal.

O comandante do Depen afirma que a medida poderia aliviar a atuação dos agentes dentro das penitenciárias e ajudar a equacionar os gastos do governo.

Cada um deles recebe em média salário de oito mil reais que, para o diretor, é despesa muito cara em atividades que poderiam ser feitas por outros profissionais. A intenção seria direcionar os agentes penitenciários para atividades em que são de fato demandados em total capacidade, como movimentação de presos e segurança.

Cartaxo admite deficiência de pessoal dentro das unidade, segundo ele “assim como em todas as áreas do estado” por causa da lei de responsabilidade fiscal, e afirma que isso precisará ser equacionado quando as 14 novas unidades estiverem prontas.

Ainda assim, afirma que os trabalhos estão sendo realizados dentro dos padrões necessários, mesmo que não ideais.

Sobre o clima nas penitenciárias paranaenses, em meio aos acontecimentos mais recentes nas cadeias do país Cartaxo afirma que nunca é possível afastar em 100% a chance de motins ou tumultos.

Cinco dias após a fuga em massa da PEP1, que motivou a suspensão das visitas em todas as unidades prisionais do estado, a atividade começou a ser normalizada na maioria dos 32 presídios.

Apesar da retomada, alguns ainda tem restrições, caso da unidade de Piraquara.

Na própria Penitenciária Estadual de Piraquara, agentes encontraram um túnel de dez metros de extensão que partia de uma das celas em direção ao muro da unidade. No local não há previsão para que as visitas voltem a ser autorizadas.

Repórter Cristina Seciuk



Categorias:Paraná, Polícia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: