Litoral do Paraná tem quatro pontos impróprios para banho, informa IAP

O litoral do Paraná tem quatro pontos impróprios para banho. É o que aponta o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta feira (20) pelo Governo do Estado.

Os locais classificados como impróprios são: Guaratuba, 100 metros à esquerda do Morro do Cristo; em Morretes, no Rio Nhundiaquara na região do Porto de Cima; na Ponta da Pita, em Antonina e na Praia do Farol, na Ilha do Mel.

De acordo com o boletim, esses quatro locais estão com índices de contaminação da água por esgoto sanitário clandestino acima dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a mudança dos pontos com o aumento da concentração de bactérias já era esperada devido à ocorrência de chuvas, esgotos clandestinos e grande concentração de pessoas nesses locais.

De acordo com o quinto boletim de balneabilidade da temporada divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (20), o estado tem 62 pontos próprios para banho no Litoral e na costa Oeste e Norte. Foto: IAP

De acordo com o quinto boletim de balneabilidade da temporada divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (20), o estado tem 62 pontos próprios para banho no Litoral e na costa Oeste e Norte.
Foto: IAP

Os boletins de balneabilidade são divulgados sempre as sextas feiras durante a temporada de verão e sempre informam outros 10 locais considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano.

Ao todo, os locais monitorados semanalmente na orla paranaense são: 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

O monitoramento também é feito na Costa Norte e Oeste do Estado e mostra que todos os pontos monitorados seguem próprios para banho. A qualidade da água é avaliada em 17 locais de praias artificiais e represas das costas Norte e Oeste do Estado.

O banhista pode saber sobre a qualidade da água a partir das bandeiras azuis ou vermelhas na orla das praias, nos rios e nos reservatórios. A cor vermelha indica que a água não é recomendada, enquanto que a azul demonstra que a região está própria para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira.

Repórter: Ana Krüger.



Categorias:Litoral

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: