“Fiu-fiu”: projeto prevê multa para assédio em locais públicos

Foto: Chico Camargo/CMC

Foto: Chico Camargo/CMC

Uma pesquisa divulgada pela ONG Think Olga, em 2014, revelou que das cerca de oito mil mulheres entrevistadas, 99,6% já foram assediadas e 48% dos assédios foram verbais. O número veio à tona quando a organização lançou a campanha “Chega de Fiu Fiu”.

Esse tipo de assédio, chamado popularmente de “cantada” pode ser motivo de multa em Curitiba. A proposta protocolada pela vereadora Maria Letícia, do PV, prevê que quem for flagrado em locais públicos causando incômodo com palavras, gestos ou comportamentos seja multado em R$ 280.

O infrator também seria obrigado a frequentar programas de reeducação. Em caso de reincidência, a multa passaria a um salário mínimo (R$ 930). A fiscalização será feita pela Guarda Municipal. A reportagem da CBN foi as ruas de Curitiba para ter uma ideia do que a população achou da proposta.

Como comportamento impróprio, o texto considera atos verbais constantes, comentários e insinuações alusivas ao corpo e gestos obscenos.

A agente comercial, Mariana Oliveira, critica as “cantadas”. Mas acredita que a multa não é a melhor saída para combater esse tipo de comportamento.

A integrante da União Brasileira de Mulheres, Deborah Castro, esclarece que a cantada, um tipo de assédio muitas vezes considerado “inofensivo”, só reforça uma cultura machista que oprime a mulher.

Ela avalia que a proposta ainda deve ser amadurecida, mas acredita que só de o tema ser colocado em pauta é um avanço.

Ainda há várias etapas a serem cumpridas até que o projeto comece a tramitar. Por enquanto, o texto só foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba.

Repórter: Ana Krüger



Categorias:Cidade, Política

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: