“Cadeiras anfíbias” facilitam banho de mar no litoral do Paraná

Neste ver‹o, pessoas com deficincia ou dificuldades de locomo‹o podem utilizar cadeiras espec’ficas para o banho de mar. Uma das usu‡rias das cadeiras anf’bias Ž Odila Rech Nasario que, aos 85 anos, est‡ reencontrando o prazer de entrar no mar, depois de um jejum de quatro anos. Foto: Sanepar

Foto: Sanepar

Uma novidade nas praias do Paraná está facilita o acesso de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. São as chamadas “cadeiras anfíbias”. O projeto-piloto “Praia Acessível” é coordenado pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

A cadeira é impermeável e tem rodas de borracha maiores do que as tradicionais que facilitam a locomoção na praia e o banho de mar. As rodas têm ar dentro para que a cadeira boie. Desde que o projeto começou, no fim de dezembro, mais de 60 pessoas já testaram a novidade.

Entre elas a aposentada Marcele Dandolini, de 39 anos. Uma má formação na coluna descoberta em 2004 fez com que ela ficasse com dificuldades para andar. Ir a praia era uma verdadeira maratona.

O uso das cadeiras é gratuito e é oferecido em três pontos do litoral: Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Marcele testou a novidade e aprovou.

O filho da Marcele, Enzo de 6 anos, sempre pedia que a mãe fosse a praia junto com ele. Ele aprovou o novo meio de locomoção utilizado pela mãe.

Jennifer da Silva Rafael é mãe do Gabriel, de 13 anos. O filho dela também tem um problema de má formação da coluna e é cadeirante. A dificuldade de mobilidade fazia com que há vários anos a família não fosse a praia. Neste verão o filho descobriu as cadeiras anfíbias e convenceu a mãe a levá-lo até a Praia Mansa de caiobá.

As cadeiras flutuam, são laváveis e têm suportes para os pés e para o pescoço. A estrutura suporta até 120 kg. Caso necessário, monitores da Sanepar foram capacitados para atender os usuários. A a coordenadora da Política da Pessoa com Deficiência do Paraná, Flavia Bandeira Cordeiro, explica como funciona o serviço.

As unidades estão disponíveis em Guaratuba (em frente à Associação dos Magistrados), Matinhos (em Caiobá, na Praia Mansa) e Pontal do Paraná (em frente à Universidade Federal do Paraná).

O uso das cadeiras pode ser feito todos os dias da semana, das 9h às 19h, com intervalo entre meio-dia e 13h30.

 

Repórter Ana Krüger



Categorias:Litoral

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: