Paraná pode ter safra recorde de grãos

Foto: Cleverson Beje / AEN

Foto: Cleverson Beje / AEN

O Paraná iniciou a colheita de uma safra recorde de grãos de verão, alavancada pelo desempenho das lavouras de soja, milho e feijão. A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento prevê que sejam colhidas 23,3 milhões de toneladas nesta safra 2016/17 – volume 15% acima do mesmo período do ano passado.

De acordo com a Secretaria, o produtor investiu muito em tecnologia, apesar da crise econômica e isso refletiu na colheita. Ainda na projeção do governo estadual, se houver bom clima durante o andamento das três safras cultivadas no Paraná é possível que o estado chegue a colher o volume de 40 milhões de toneladas de grãos em 2017, o que será outra marca recorde.

Segundo  Departamento de Economia Rural (Deral), a produção de soja deverá atingir volume recorde de 18,3 milhões de toneladas agora janeiro deste ano. Se essa expectativa se confirmar a safra será 11% maior do que no ano passado, quando o volume colhido atingiu 16,5 milhões de toneladas.

De acordo com o Deral, a lavoura foi favorecida pelo clima bom, durante quase todo o ciclo de desenvolvimento A colheita começou de forma um pouco lenta, porque o plantio no ano passado atrasou em função do clima frio na época. Mas a partir da próxima semana, a tendência é de aceleração e muitas máquinas estarão em campo para a colheita em praticamente todo o Estado.

Por outro lado até agora, cerca de 14% da produção a ser colhida já foi vendida, ritmo mais lento que no ano passado, quando nessa mesma época 34% da safra já estava vendida.



Categorias:Paraná

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: