Apesar do rompimento da família, Marcelo Odebrecht chama o pai para depor a seu favor

Foto: divulgação / Odebrecht

Foto: divulgação / Odebrecht

A longa negociação para assinatura das delações premiadas da Odebrecht causou um rompimento na tradicional família baiana dona da construtora. O ex-presidente Marcelo Odebrecht, preso há mais um ano, resistiu em firmar os acordos. O pai dele, Emílio Odebrecht, sempre defendeu a colaboração. Apesar disso, Marcelo convocou Emílio como testemunha de defesa numa ação da Lava Jato.

O depoimento de Emílio Odebrecht como testemunha de defesa do filho foi marcado para o dia 09 de março, por videoconferência com Salvador. Será a primeira vez que Emílio será interrogado pelo juiz Sérgio Moro no âmbito da Lava Jato. Ele está entre os 77 delatores da Odebrecht, mas ainda não é réu da operação.

A colaboração da empresa, inclusive, levou a um rompimento entre pai e filho. Segundo uma reportagem publicada pelo portal UOL, Emílio sempre defendeu a delação como única forma de salvar a empreiteira das dificuldades financeiras. Marcelo, por outro lado, mesmo na cadeia desde junho de 2016, resistia em fechar o acordo.

Ele até adotou uma postura de negar as acusações e descartar qualquer possibilidade de delação premiada – o que ficou claro numa polêmica declaração dada à CPI da Petrobras em 2015.

A realização da 26ª fase da Lava Jato, em março do ano passado, mudou o cenário. A Polícia Federal descobriu a existência de um departamento na Odebrecht destinado apenas a repasses de propina. Era o chamado ‘setor de operações estruturadas’. Dois meses depois, Emílio Odebrecht procurou o Ministério Público e deu início às negociações da colaboração premiada. Pressionado, Marcelo acabou cedendo e assinou o acordo.

A situação estremeceu de vez a relação entre pai e filho, que acabaram se distanciando. Apesar disso, Marcelo convocou Emílio para depor a seu favor numa ação penal relacionada à 34ª fase da Lava Jato, em que responde por pagamentos de propina ao ex-ministro Antônio Palocci.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Cidade, Geral, Lava Jato

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: