Comércio “importa” Valentine’s Day e reforça vendas

Foto: Facebook Esalflores

Foto: Facebook Esalflores

14 de fevereiro, Valentines Day. Para quem mora aqui no Brasil essa data pode não fazer muito sentido, mas em vários países do mundo o Dia de São Valentin é como se fosse o Dia dos Namorados.

A data lembra o aniversário da morte de São Valentin. Um mártir cristão que teria vivido durante o século 3, quando o império romano proibiu os casamentos para que os homens solteiros se dedicassem apenas à carreira de soldados. O São Valentim teria ido contra o imperador Cláudio II e concedido a bênção matrimonial a vários casais de forma clandestina.

Mesmo que aqui no Brasil, o Dia dos Namorados seja, oficialmente comemorado no dia 12 de junho, o comércio embarcou na idéia do valentines Day para reforçar as vendas. Nesta terça, lojas, restaurantes e floriculturas, por exemplo, estão com promoções e atrações especiais.

O que será que os consumidores acham da ideia? A administradora, Íris Arana, defende a comemoração em junho, que homenageia o Santo Antônio.

A técnica em edificações , Flávia de Andrade, conta que Por enquanto não viu muita movimentação do comércio em homenagem ao Valentines Day. Mas concorda que celebrar o amor é sempre bom.

O administrador Alceu Takao afirma que, em tempos de crise, o comércio tem mesmo que aproveitar todas as datas, nacionais e estrangeiras.

O movimento nesta terça feira, assim como no dia 12 de junho, é maior em setores do comércio como as floriculturas, lojas de chocolate e restaurantes.

O diretor de uma rede de floriculturas, Bruno Esperança, explica que hoje a loja deve fazer mais de duzentas entregas. O dobro do movimento dos dias normais.

Com o avanço do e-commerce quem está no exterior e quer presentear alguém neste dia de são Valentim aqui em Curitiba pode encomendar flores pela internet.

Os restaurantes, claro, também aproveitam a data estrangeira. O chef Dudu Esperandio, conta que criou um menu especial para quem quiser comemorar o romance nesta terça.

O chef esclarece que, apesar do movimento no Dia dos Namorados, em junho, ser muito grande, com filas, e muita espera para conseguir uma mesa, a idéia do Valentines Day é criar mais um motivo de comemoração.

No Brasil, o dia 12 de junho foi escolhido como “Dia dos Namorados” pela proximidade com o dia 13 de junho, o Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro.

 

Repórter Ana Krüger



Categorias:Cidade, Geral

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: