Após audiência pública, projeto de lei que pretende proibir fogos de artifício em Curitiba pode ser alterado

Este slideshow necessita de JavaScript.

O uso de fogos de artifício foi o tema de uma audiência pública que ocorreu nesta quarta-feira na Câmara Municipal de Curitiba.

As discussões giraram em torno do projeto de lei que pode proibir a utilização deste tipo de artefato na capital paranaense. A autora da proposta é a vereadora Fabiane Rosa, do PSDC.

O projeto foi apresentado no início do ano, e está tramitando na Casa. Participaram da reunião defensores dos animais, profissionais de saúde, integrantes da prefeitura, do Corpo de Bombeiros, além de representantes do setor de comércio de fogos.

A vereadora disse que a preocupação não é só com os animais, mas também com a saúde da população. Ela cita idosos, crianças autistas e pessoas com problemas de saúde. Além disso, há ainda problemas envolvendo a fauna silvestre e o meio ambiente

Já empresários do setor argumentaram que o projeto é inconstitucional, já que não estaria tratando de interesses locais. Outro argumento é de que os fogos de artifício não são a única fonte de barulho na cidade.

Ao final da audiência, a vereadora Fabiane Rosa afirmou que vai apresentar um substitutivo que flexibiliza o projeto. Em vez da proibição ampla do uso de fogos de artifício em Curitiba, seriam vetados apenas os fogos com estampido, aqueles com explosões, mais barulhentos. Segundo a vereadora, a proposta não vai tirar o emprego de ninguém, já que a intenção é proibir o uso, não a produção e a venda dos artefatos

Repórter Fábio Buchmann



Categorias:Cidade, Geral, Política

Tags:,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: