MP-PR cobra transparência na gestão do Fundo de Urbanização de Curitiba

Foto: Jaelson Lucas/ arquivo SMCS

Foto: Jaelson Lucas/ arquivo SMCS

O transporte público coletivo de Curitiba também está na mira do Ministério Público do Paraná. O órgão pediu mais transparência do município e da Urbs na gestão do Fundo de Urbanização de Curitiba.

O fundo reúne todas as receitas da Rede Integrada de Transporte e é administrado pela Urbs. Há ainda um conselho fiscal com integrantes indicados pela Câmara Municipal, pela Universidade Federal do Paraná e pela Associação Comercial do Paraná. O Ministério Público do Paraná cobra mais clareza na gestão do fundo.

Nesta semana, a 1ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba emitiu uma recomendação administrativa ao prefeito Rafael Greca e ao presidente da Urbs, José Antônio Andreguetto.

A promotora de Justiça, Luciane Teixeira de Freitas, explica que desde 2015 o Ministério Público analisa o Fundo de Urbanização de Curitiba. Uma auditoria concluída em dezembro identificou uma série de falhas na declaração do dinheiro.

Segundo a promotora, há falhas na informação do valor arrecadado com a compra antecipada das passagens. O dinheiro, que vai direto para o fundo quando usuário carrega o cartão, não estaria registrado nos balancetes.

A medida dá quinze dias aos agentes públicos para o atendimento das recomendações. Caso não sejam atendidas, o Ministério Público pode ingressar com uma ação civil pública por improbidade administrativa.

O documento foi recebido na quarta feira pelos agentes públicos. Em nota, a URBS afirmou que a recomendação administrativa do Ministério Público do Paraná se refere a procedimentos contábeis do Fundo de Urbanização, relativos a 2015. Segundo a Urbs, a nova gestão da empresa tomará as providências necessárias.

Repórter Ana Krüger



Categorias:Cidade, Economia, Geral

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: