Foto: USP Imagens
Terrazza Panorâmico

Uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade, a Anefac, apontou que 85% das pessoas que vão receber o 13º salário, devem utilizar o dinheiro para quitar dívidas.

Do total de pessoas que pretendem utilizar o pagamento do 13º para quitar dívidas, 94% tem dívidas no cheque especial e no cartão de crédito.

O cartão de crédito é a linha com maior peso na composição das dívidas em aberto dos consumidores com 51% do total contra 43% do cheque especial.

Além disso, houve uma redução de 33% dos consumidores que pretendem poupar parte do que sobrará do 13º para pagar despesas de começo de ano, como IPTU, IPVA e mensalidade escolar.

Apenas 5% dos consumidores deve aproveitar o 13º para comprar presentes de final de ano. Neste ano os produtos que mais vão atrair os recursos do 13º salário serão roupas (70%), celulares (61%) e brinquedos (42%).

A pesquisa ainda aponta que 83% dos consumidores pretendem pagar à vista as compras de final de ano.

A primeira parcela do 13º deve ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Repórter William Bittar

Deixe uma mensagem