Foto: Divulgação/EBC

“Ágil, porém frágil” é a frase que está sendo usada pelo Programa Estadual Vida no Trânsito para conscientizar motociclistas sobre o risco de acidentes.

Os 12 municípios que fazem parte do programa vão desenvolver, nesta quinta-feira (18), ações de conscientização para diminuir o número de acidentes. São eles: Paranaguá, Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Londrina e Maringá.

De acordo com Tânia Mascarenhas, coordenadora Estadual do Programa Vida no Trânsito, é importante levantar a questão e discutir o tema em busca da conscientização.

O número de mortes decorrente dos acidentes com motocicletas aumentou quase 18% no conjunto destes municípios de 2017 para 2018, de acordo com os dados levantados pelo programa.

Do total das vítimas fatais, 70% são homens jovens, de 18 a 39 anos. A maioria das mortes foi registrada no fim de semana, principalmente aos domingos. O Programa Vida no Trânsito tem como objetivo promover intervenções efetivas de segurança no trânsito que apresentem evidência na redução das mortes e feridos graves.

Repórter Lucian Pichetti