Categorias: Curitiba JORNALISMO

Ação integrada fiscaliza mais 11 estabelecimentos

Mais onze estabelecimentos comerciais e de serviços de Curitiba foram fiscalizados durante nova Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), realizada em parceria entre equipes da prefeitura e Governo do Estado. Dois estabelecimentos tiveram as atividades suspensas no ato das vistorias, na noite de quarta-feira (9). Um bar no Batel e outro no Parolin, ambos por descumprimento dos protocolos sanitários para evitar o contágio da Covid-19.

Também foram expedidas 16 notificações. Alguns estabelecimentos foram advertidos por mais de uma equipe.

As vistorias contaram com participação das equipes das secretarias municipais do Urbanismo, de Defesa Social e Trânsito, Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A finalidade foi verificar a adequação dos locais ao Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba e demais medidas estabelecidas pelas autoridades e complementares de prevenção à covid-19.

Prevenção e Cuidados

Nas vistorias foram observadas medidas fundamentais para garantir, neste momento, o funcionamento dos estabelecimentos como a obrigatoriedade de evitar aglomeração, uso de máscara e álcool em gel, além de outras questões sanitárias, todas descritas no protocolo.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária fez orientações nos locais visitados, expediu quatro autos de infração e interditou um bar, no Parolin, por questões higiênico sanitária e medidas de prevenção da Covid19. Em um bar no Batel os fiscais da saúde expediram auto de infração em função do descumprimento das medidas para prevenção da Covid-19.

No momento da inspeção foi constatado a desobediência quanto ao distanciamento social necessário entre as pessoas, de um metro e meio e entre as mesas. O estabelecimento também não apresentava controle de acesso dos clientes.

Urbanismo

Já os fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo fizeram o embargo de dois estabelecimentos, ambos por aglomeração, e expediram cinco notificações: três por questões relacionadas ao novo coronavírus e duas relacionadas a outras inadequações, como de documentação, por exemplo. Os estabelecimentos embargados pelo Urbanismo são os mesmos autuados pela Vigilância Sanitária, no Parolin e Batel.  

Outras fiscalizações

Ao longo da semana, outras fiscalizações aconteceram em ações realizadas durante o dia e a noite. Desde segunda-feira (8), somente as equipes do Urbanismo realizaram 36 fiscalizações e expediram 27 notificações relacionadas ao descumprimento dos protocolos de saúde e 12 notificações relativas a inadequação de alvarás.

Alerta

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais da área da alimentação que sigam as resoluções e protocolos com a chancela da Vigilância Sanitária do Município, que é o órgão técnico oficial responsável pelo controle das medidas sanitárias dos estabelecimentos da área de alimentação em atividade na cidade.

Repórter Lucian Pichetti 

Essa postagem foi modificada em 12 de junho de 2020 09:36

Compartilhar
Tags: ação integrada Ação Integrada de Fiscalização Urbana Aifu Curitiba estabelecimentos fiscalização

Esse Aceite utiliza Cookies