Foto: Jaelson Lucas/ANPr
Terrazza Panorâmico

O prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Junior estiveram reunidos nesta quarta-feira (14), no Palácio Iguaçu para definir uma parceria entre prefeitura e governo estadual, que deve facilitar a integração entre Curitiba e pelo menos nove municípios da região metropolitana.

O prefeito anunciou por suas redes sociais que através deste acordo de cooperação serão definidas pontes que serão construídas, canaletas de transporte coletivo e terminais de transporte. Na postagem o prefeito promete fazer desta região, que contempla aproximadamente três milhões de habitantes, a moldura da capital do Estado e a melhor grande cidade do Brasil para se viver.

De acordo com o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) Gilson Santos, no encontro a prefeitura de Curitiba através do IPPUC apresentou um rol de obras prioritárias para Curitiba e Região Metropolitana principalmente para mobilidade e transporte público.

Gilson Santos explica quais são as obras prioritárias e que já estão em estudo para início dos trabalhos.

Outra obra que o presidente da Comec destaca como prioritária, e que já está em estudo para implantação, é a do BRT Leste Oeste, uma ligação importante para a população que utiliza o transporte coletivo, entre Pinhais a Praça Rui Barbosa e o terminal do Centenário.

De acordo com a Comec as primeiras obras, que devem começar no início de 2020 serão as trincheiras da Marechal Floriano e da Vila São Pedro, na Linha Verde, e o viaduto do Orleans.

Os recursos devem ser captados através da Agência Paraná Fomento, BRDE, e também a fundo perdido a partir de recursos do governo federal.

Repórter Vanessa Fernandes