Cid Câmpelo (à direita) recebendo homenagem da OAB (Foto: Divulgação OAB)

Será sepultado às 11 horas deste sábado (05) o corpo do advogado, ex-presidente da OAB Paraná, José Cid Campêlo. O corpo é velado no Cemitério Parque Iguaçu (Rua Nicolau José Gravina, 292, Curitiba, também local do sepultamento. A OAB Paraná emitiu nota de pesar.

Cid Campêlo nasceu no dia 14 de março de 1932, em Paranaguá. Formou-se na Faculdade de Direito de Curitiba em 1958. Era também formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Antes da carreira jurídica, atuou como delegado regional de polícia em Laranjeiras do Sul e como chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios e Assistência Social. Foi Procurador do Estado do Paraná e lecionou Direito Público na Faculdade de Administração Professor De Plácido e Silva, em Curitiba.

Nos anos 90, por escolha da presidente Violeta Chamorro, foi nomeado cônsul honorário da Nicarágua no Paraná. Por seu trabalho consular, recebeu a medalha José Dolores Estrada, outorgada pelo presidente nicaraguense Arnoldo Aleman.

Dentre as demais homenagens recebidas ao longo de sua carreira destaca-se a Ordem do Pinheiro, no grau de comendador, recebida em 2001. Na seccional paranaense da OAB foi presidente no triênio 1989-1991 e também conselheiro federal de 1993 a 1995. Em 2011, ele recebeu das mãos do então presidente José Lúcio Glomb uma homenagem pelos 50 anos de exercício profissional.

“Cid Campêlo foi advogado até os últimos dias de sua vida, sempre dedicado e estudioso. Advogado da militância dos balcões e tribunas forenses, exerceu a presidência da OAB, sempre lutando pela reconquista da democracia. Ainda na última eleição da OAB, fez questão de comparecer para votar, demonstrando o carinho pela instituição que presidiu. Aliás, tal qual a seccional, contava 86 anos de idade. É uma triste perda para a classe jurídica, porém seu legado de bons exemplos e realizações orientará sempre a atual e as futuras gerações”, afirma Cássio Telles, presidente eleito da OAB Paraná.

Repórter Maira Gioia