Foto: Divulgação/Infraero

O Brasil tem dois aeroportos entre os melhores do mundo, de acordo com o ranking internacional AirHelp Score 2019, divulgado nesta quinta-feira. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), e o de Viracopos, em Campinas (SP).

O aeroporto paranaense ficou em quarto lugar, atrás dos aeroportos de Doha (Qatar), Tóquio (Japão) e Atenas (Grécia). O terminal paulista foi listado em décimo lugar. A avaliação foi feita por 40 mil usuários em todo o mundo, sendo 2,5 mil brasileiros.

O Aeroporto Internacional de Curitiba teve nota 8,4 em pontualidade dos voos e a mesma nota também para a qualidade do serviço. O item qualidade do varejo (pontos de alimentação e lojas) recebeu nota 8,3 dos usuários.

O Brasil é o país com mais aeroportos entre os top 10 do mundo e também entre os 50 melhores. A pontualidade é o índice em que os aeroportos brasileiros foram mais bem avaliados.

A pesquisa também avaliou 72 companhias aéreas no mundo. A Azul ficou em 29° lugar e a Gol, na posição de número 58. A Qatar Airways teve a melhor avaliação, pelo segundo ano consecutivo. As companhias nacionais foram reprovadas no atendimento a queixas de passageiros.

Repórter Marcelo Ricetti