Foto: Divulgação/Infraero

Desde 2016, o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região de Curitiba, detinha o título de melhor terminal do Brasil, de acordo com os passageiros.

Em 2019, a Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário, colocou o aeroporto paranaense na segunda colocação, na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano.

O primeiro lugar ficou com Viracopos, em Campinas (SP). O resultado leva em consideração o primeiro trimestre de 2019.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. O Afonso Pena recebeu uma nota de 4,73 – a escala permite uma nota máxima de 5. No ano passado a nota atribuída pelos passageiros foi de 4,69.

A pesquisa leva em consideração uma série de critérios, entre eles a cordialidade dos funcionários, a qualidade da informação nos painéis.

O aeroporto de Curitiba foi avaliado em 38 indicadores, 37 de processos e um de satisfação geral. Destes, 34 estão acima da meta de 4 pontos estabelecida pelo Governo Federal. Ainda dentro desses números, o Afonso Pena tem as maiores notas entre todos os participantes para tempos de fila de inspeção de segurança na aduana e emigração; disponibilidade de tomadas e assentos na sala de embarque; cordialidade dos funcionários da aduana e imigração;  qualidade da sinalização do aeroporto e das instalações de estacionamento de veículos, além de disponibilidade de transporte público para o aeroporto.

Para o superintendente em exercício do terminal, Vinícius Bueno, apesar do Afonso Pena ter caído para a segunda colocação, o resultado ainda é positivo e demonstra o reconhecimento dos passageiros.

Falha na segurança

No dia 15 de abril o aeroporto Afonso Pena teve seu esquema de segurança contestado após ummenino de 12 anos pegar um voo de Curitiba para São Paulo sem documentos e sem passagem.

Depois do episódio a Infraero garantiu que vai reforçar a segurança em todos os terminais que administra.

Afonso Pena

O Aeroporto Internacional Afonso Pena tem capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano. Cerca de 180 voos operam diariamente no terminal, transportando aproximadamente 17 mil passageiros entre embarques e desembarques, número que o coloca como um dos mais movimentados do Brasil. Em 2018, registrou quase 6,3 milhões de passageiros entre embarques e desembarques.

Repórter Lucian Pichetti