(Foto: Pixabay)

O tempo deve mudar no Paraná a partir desta terça-feira (12), com a chegada de uma frente fria. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) a previsão é de muita chuva para todas as regiões.

Em Curitiba, são esperados 67 mm e isso, de acordo com os meteorologistas, é um volume acima do normal. Com ela, infelizmente, podem ocorrer transtornos como alagamentos. O período mais crítico deve ser entre a tarde e a noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja de tempestade para esta terça, com previsão de chuvas, vento intenso e risco de granizo em todo o Paraná. Em vigor até a madrugada de quarta-feira (13), o aviso também prevê risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A previsão do INMET para o Estado é de chuva entre 30 e 60mm/h e ventos de até 100km/h.

Alerta de ressaca

A chegada da frente fria fez o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitir um alerta de mau tempo com possibilidade de ventos de até 60km/h na região litorânea do Paraná. O alerta, que é válido entre a noite desta terça e a manhã de quinta-feira (14), aponta ainda a possibilidade de ondas de até três metros.

Prejuízos

Na tarde desta segunda-feira o mau tempo já causou prejuízos em Curitiba. A Defesa Civil atendeu a 11 ocorrências de quedas de árvores ou galhos grandes. Foram registrados ventos de até 42 km/h em alguns pontos da capital paranaense.

Em uma das situações atendidas, uma araucária caiu sobre o veículo de uma técnica de enfermagem, em frente a Unidade de Saúde Xapinhal, no bairro Sítio Cercado. Além de destruir o veículo a árvore danificou a fiação elétrica. Houve, ainda, uma situação de alagamento na rua Luciano Liuzzi, no bairro Pinheirinho.

Prevenção

Durante tempestades, a orientação é que a população não se abrigue próximo às árvores e não estacione perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros via 193.

Repórter Lucian Pichetti