Alerta para estoque baixo no Dia Nacional do Doador de Sangue

Alerta para estoque baixo no Dia Nacional do Doador de Sangue
Foto: Divulgação SESA

Nesta quarta-feira (25) comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data em 2020 vem marcada pelos desafios adicionais que os hemocentros do Brasil enfrentam durante a pandemia de Covid-19.

A diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Liana Andrade Labres de Souza, relata que todos os bancos de sangue do estado, privados e públicos, estão registrando uma queda nas doações. No Hemepar, houve uma redução de 11.9% – o que representa 33% no sangue disponibilizado para os pacientes.

O medo e a preocupação de sair de casa durante a pandemia e a não permissão de familiares nos hospitais são os principais motivos para a baixa nas doações, explica a diretora. Porém, os bancos de sangue vem tomando medidas de segurança, com distanciamento social, controle de entrada e saída, higienização e agendamento para a doação, ressalta.

A cultura de fobia à agulhas ou ao próprio ambiente do hospital também pode ser um fator que influencia muitas pessoas a não doarem. A especialista ressalta que, para reverter o cenário, é importante educar as crianças e adolescentes desde cedo sobre a necessidade de doar e desmistificar todos os procedimentos realizadas nos hemocentros.

Ouça a entrevista completa: