Área de escape evita acidentes na BR-376; veja o vídeo

Área de escape evita acidentes na BR-376; veja o vídeo
Reprodução Arteris Litoral Sul

A Área de Escape do km 667,3, na BR-376, em Guaratuba evitou dois acidentes, neste domingo (6), de acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho que liga Curitiba aos litorais do Paraná e Santa Catarina.

A primeira entrada aconteceu por volta das 9h, quando o motorista de uma carreta de carga com 18 toneladas percebeu a falha nos sistemas de freio, e, adentrou na área de escape sem atingir nenhum outro veículo.  O caminhão foi removido da área de escape, passou por uma verificação e seguiu viagem.

Depois, por volta das 12h45, outro veículo precisou utilizar a área de escape. O condutor, de nacionalidade uruguaia, relatou que trafegava pela faixa direita, próximo ao km 666, quando percebeu a pane nos freios do veículo e, ao notar a sinalização do local, entrou no dispositivo. Em um vídeo, divulgado pela concessionária, é possível ver a carreta mudando de faixa e tentando desviar dos outros veículos, alguns carros precisam realizar manobras rápidas para evitar uma colisão.  Apesar do susto, o caminhão parou em segurança após percorrer 46 metros, deixando o motorista ileso e salvando a carga de 23 toneladas de carne. O veículo foi retirado do local, vistoriado e o motorista seguiu viagem com destino ao Uruguai às 16h28.

Conforme a Arteris Litoral Sul, desde a inauguração em novembro de 2019, a Área de Escape do km 667,3 já salvou 101 vidas ao longo de 40 entradas no dispositivo.

Veja o vídeo do segundo caso: