Foto: Divulgação/Arteris Litoral Sul
Terrazza Panorâmico

Até outubro a chamada curva da Santa, entre Curitiba e Joinville, terá uma área de escape no lado esquerdo da pista, no sentido Santa Catarina. O dispositivo de segurança será instalado na altura do km 667. A rodovia já tem uma área de escape do lado direito da pista, na altura do quilômetro 671.

A curva da Santa tem um histórico de acidentes graves ao longo das últimas décadas. 

Na útlima terça-feira, um adolescente de 16 anos morreu e uma outra pessoa ficou ferida em um grave acidente envolvendo quatro caminhões. Foi na região de Guaratuba. Um dos caminhões estava sem freios.

No início deste mês, um caminhão sem freio bateu em dois carros e depois capotou na descida da Serra do Mar, em Guaratuba. Três pessoas que estavam nos veículos atingidos saíram feridas sem gravidade. Já o caminhoneiro ficou preso nas ferragens e foi resgatado com ferimentos graves.

Desde 2014 a Autopista Litoral Sul, em parceria com a PRF, realiza a Operação Serra Segura. O objetivo é fiscalizar veículos pesados. Além da abordagem realizada por policiais, mecânicos da concessionária avaliam a condição dos veículos. Entre 2014 e 2018, foram realizadas 38 operações. Cerca de 2 mil veículos foram fiscalizados. A metade apresentava algum tipo de defeito e os motoristas foram multados. Além disso, segundo a PRF, de 25 a 30% dos veículos apresentam problemas graves de mecânica.

Repórter Fabio Buchmann