Se for campeão estadual neste domingo (21), o Athletico vai erguer a taça pela primeira vez em uma disputa direta de título contra uma equipe do interior. Neste caso, o Toledo. Em três ocasiões, o rubro-negro derrotou times de outras cidades na última partida do Campeonato Paranaense: Seleto, de Paranaguá; Londrina e Cianorte. Porém, nenhum destes adversários poderia sair de campo com o troféu.

Em 1970, o Athletico goleou o Seleto, por 4 a 1, em Paranaguá. Em 1985, o título foi antecipado com o placar de 3 a 0 sobre o Londrina, na Baixada, na última rodada do segundo turno. Em 2009, a vitória foi sobre o Cianorte, por 2 a 0, na Arena da Baixada. Nestes três campeonatos, os vices foram outros clubes de Curitiba: Coritiba (1970), Pinheiros (1985) e J. Malucelli (2009).

Para ser campeão em 2019, o Athletico precisa derrotar o Toledo por dois gols de diferença no tempo normal. Se a equipe do técnico Rafael Guanaes vencer por um gol de saldo, a decisão vai para os pênaltis. No jogo que começa às 16h, na Arena da Baixada, o Toledo tem a vantagem do empate porque ganhou a primeira partida, por 1 a 0.

(Ayrton Baptista Junior)