Terrazza Panorâmico

Após seis anos, o Athletico está novamente em uma final de Copa do Brasil (em 2013, o rubro-negro paranaense perdeu a decisão para o Flamengo). Nesta quarta-feira, o time do técnico Tiago Nunes derrotou o Grêmio no tempo normal, por 2 a 0, e nos pênaltis, por 5 a 4. No último lance da noite, o goleiro Santos defendeu o chute de um jovem atacante paranaense: Pepê, jogador de 22 anos, que é de Foz do Iguaçu e que foi revelado no Foz do Iguaçu.

Durante os 90 minutos, o controle foi todo atleticano. O meia Nikão fez o primeiro gol aos 16 minutos do primeiro tempo. Nikão aproveitou uma bola que bateu na trave depois de um chute do volante Bruno Guimarães. Depois do intervalo, aos 3 minutos, o atacante Rony cruzou da ponta esquerda e outro atacante, Marco Ruben, ampliou o placar, de cabeça.

Sem força ofensiva, o Grêmio teve a tarefa dificultada com a expulsão do zagueiro Kannemann, aos 14 minutos do segundo tempo. O árbitro Wagner Magalhães, do Rio de Janeiro, puniu o gremista que atingiu a perna do volante Léo Cittadini, outro destaque da partida.

A equipe paranaense devolveu o placar do jogo de ida desta semifinal (2 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre) e, por isso, a disputa foi para os pênaltis. Acertaram as cobranças Bruno Guimarães, Lucho González, Nikão, Marcelo Cirino, Marco Ruben (Athletico), Rafael Galhardo, David Braz, Alisson e Matheus Henrique (Grêmio).

Na decisão, o rubro-negro vai enfrentar o Internacional, que derrotou o Cruzeiro, por 3 a 0, também nesta noite, no Beira-Rio, em Porto Alegre. As finais estão marcadas para as duas próximas quartas (dias 11 e 18). Um sorteio nesta quinta-feira (5), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, define a ordem dos mandos de campo.

A festa atleticana foi vista por 28.841 pessoas e a renda passou de R$ 1 milhão: R$ 1.370.315,00. Curiosamente, o Athletico também eliminou o Grêmio em 2013, na semifinal daquela Copa do Brasil. Na ocasião, vitória de 1 a 0 na Vila Capanema (gol do atacante Dellatorre) e empate sem gol em Porto Alegre.

(Ayrton Baptista Junior)