Foto: acervo Sicupira.

O maior artilheiro da história do Athletico, Barcímio Sicupira Junior, 158 gols, vai completar 75 na próxima sexta-feira (10). Para homenagear o ídolo, torcedores adotam nas redes sociais o bigode que marca o ex-jogador e preparam homenagens que serão feitas antes da partida entre o rubro-negro e o Bahia, marcada para domingo, às 19h, na Arena da Baixada.

A festa para Sicupira acontece em um mês de intenso calendário do Athletico envolvido em quatro competições (ver tabela abaixo). Os jogos mais aguardados envolvem os dois mais populares clubes argentinos: Boca Juniors e River Plate.

Contra o Boca, nesta quinta-feira (9), em Buenos Aires, o Athetico tenta, no mínimo, um empate para sair como primeiro colocado do grupo G da Copa Libertadores da América. A equipe do técnico Tiago Nunes já está classificada para as oitavas-de-final. Nesta viagem para a capital argentina, reforçam o time paranaense o zagueiro Thiago Heleno e o volante Lucho González, que estavam no departamento médico. Lucho reapareceu nos vinte minutos finais do jogo com a Chapecoense, domingo (5) em Chapecó, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo terminou empatado: 1 a 1.

Já os confrontos com o River valem pela Recopa Sul-Americana, que é uma disputa entre os dois campeões continentais do ano anterior. Em 2018, o Athletico ganhou a Copa Sul-Americana e o River a Copa Libertadores da América. A Recopa começa dia 22, uma quarta-feira, na Arena da Baixada e termina no dia 29, quarta-feira seguinte, em Buenos Aires.

Como se não bastasse enfrentar os dois clubes de maior torcida da Argentina, a tabela atleticana em maio inclui também o Corinthians e o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro.

O MAIO DO ATHLETICO

4ª feira, dia 1º

1 x 2 Fortaleza, na Arena Castelão (Fortaleza), pelo Campeonato Brasileiro

Domingo, dia 5

1 x 1 Chapecoense, na Arena Condá (Chapecó), pelo Campeonato Brasileiro

5ª feira, dia 9

Boca Juniors, às 21h30, na La Bombonera (Buenos Aires), pela Copa Libertadores da América

Domingo, dia 12  

Bahia, às 19h, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro

5ª feira, dia 16

Fortaleza, às 19h15, na Arena Castelão (Fortaleza), pela Copa do Brasil

Domingo, dia 19

Corinthians, às 16h, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro

4ª feira, dia 22

River Plate, horário a confirmar, na Arena da Baixada, pela Recopa Sul-Americana

Domingo, dia 26

Flamengo, às 16h, no Maracanã (Rio de Janeiro), pelo Campeonato Brasileiro

4ª feira, dia 29

River Plate, horário a confirmar, no Monumental de Núnez, pela Recopa Sul-Americana.

(Ayrton Baptista Junior)