Foto: TRE-PR
Terrazza Panorâmico

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) reforçou a possibilidade de justificar a ausência do voto em qualquer local de votação. A justificativa é necessária para todos os eleitores que estarão fora do seu domicílio eleitoral no domingo (28).

Caso o eleitor não possa comparecer a um local de votação, será possível realizar a justificativa por meio do Sistema Justifica, em até 60 dias após a realização do turno em que esteve ausente. Para isso, o eleitor deve entrar no site, clicar em eleitor/serviços ao eleitor/Justificativa pós-eleições e Sistema Justifica.

É importante ressaltar que a solicitação de justificativa será submetida à análise do juiz eleitoral. Para isso, o eleitor deve informar o motivo da ausência e anexar, de forma digital, o comprovante daquilo que foi relatado. Após a análise, o sistema informa por e-mail o eleitor sobre o deferimento ou não da justificativa.

No primeiro turno filas se formaram na Rodoferroviária de Curitiba porque muitos eleitores pensaram que ali era o único ponto de justificativa na cidade.

Repórter Lucian Pichetti