Categorias: Curitiba JORNALISMO Saúde

Bares são interditados após fiscalização da AIFU em Curitiba

Desde o início da semana, mais de 40 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) em Curitiba, após denúncias feitas pela Central 156 sobre aglomeração de pessoas e também de descumprimento do decreto municipal que estabelece medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Foram fiscalizados bares, lanchonetes, óticas, supermercados, bancos, mercearias, materiais de construção e cabelereiros localizados em diferentes bairros da cidade.

Somente na noite desta quinta-feira (18), dois bares foram interditados na cidade, pois, segundo o decreto, não poderiam estar funcionando e ainda promoveram a aglomeração de pessoas, como explica a diretora de fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Jussara Policeno.

Jussara ainda ressalta que as fiscalizações acontecem durante o dia e durante a noite. A principal irregularidade identificada no período diurno, segundo ela, é o descumprimento do horário de funcionamento do comércio de rua.

Segundo o decreto, esses locais podem funcionar das 10h às 16h, mas a diretora de fiscalização revela que a maioria dos comerciantes está abrindo o estabelecimento antes do horário.

Durantes as fiscalizações, dois supermercados nos bairros Tingui e Portão foram notificados também por promoverem aglomeração de pessoas.

Jussara reforça que esses locais são de serviço essencial, mas precisam se atentar às regras estabelecidas sobre o distanciamento dos clientes.

De acordo com o decreto municipal, em vigor desde o dia 15 de junho, ficam impedidos de funcionamento, no período em que a cidade estiver em bandeira laranja (alerta nível médio de transmissão para a Covid-19) estabelecimentos comerciais como academias e clubes esportivos, igrejas e templos religiosos, praças e parques públicos e estabelecimentos de entretenimento como bares e casas noturnas.

Repórter William Bittar

Essa postagem foi modificada em 19 de junho de 2020 12:05

Compartilhar
Tags: Ação Integrada de Fiscalização Urbana bares coronavírus Curitiba Curitiba fiscalização

Esse Aceite utiliza Cookies