sarampo-jpg
Foto: Divulgação
Terrazza Panorâmico

Cinquenta e quatro novos casos confirmados de sarampo foram registrados no Paraná, desde a divulgação do último Boletim Epidemiológico, na semana passada, pela Secretaria da Saúde. Com isto, são 157 ocorrências da doença no Estado, em 2019. Destas, 89 são de pacientes entre 20 e 29 anos.

Há registros de confirmações em 14 municípios: Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa, Rolândia e São José dos Pinhais.  

Na capital, que concentra a maioria dos casos, o total subiu para 123 confirmações, neste ano. Só nesta semana, foram registrados 43 casos a mais.

Vinte deles são importados, com a maior parte tendo provável infecção contraída no estado vizinho de São Paulo. A faixa etária de maior prevalência, com 88% do total, é a de entre 15 e 29 anos.

No dia 25 deste mês, termina, em todos os municípios do Paraná, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação, que tem ênfase nas crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

E neste sábado, será realizado o Dia D desta etapa. Em Curitiba, estarão abertas, das 8 às 17 horas, 12 unidades de saúde. Já a segunda etapa da campanha acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro. Nesta próxima fase, o público-alvo é formado por jovens com idade entre 20 e 29 anos.  

Repórter Marcelo Ricetti