Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Terrazza Panorâmico

O Paraná vai enviar bombeiros para atuar no combate aos focos de incêndio na região Amazônica. Uma equipe com 30 bombeiros militares vai integrar a Operação Verde Brasil, atendendo uma solicitação de apoio feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o Governo do Paraná, o grupo embarca no próximo domingo (1º), inicialmente para o Rio de Janeiro, onde vai integrar uma equipe com profissionais do Rio, Santa Catarina e Chile.

Os paranaenses ficarão encarregados de combater o fogo na região da Serra do Cachimbo, no Pará. A previsão inicial é uma missão com duração de 15 dias.

Foram recrutados bombeiros com mais experiência em grandes incêndios dentro de matas. O responsável pela expedição, tenente-coronel Edson Manassés, é especialista em incêndios florestais. Ele atua na área desde 1995 e ajudou a controlar um grande incêndio em Roraima, em 1998.

Essa é a segunda vez em 2019 que equipes paranaenses de bombeiros são recrutadas pelo Governo Federal para ajudar em missões especiais. O Paraná foi um dos primeiros estados a enviar especialistas para Brumadinho, em janeiro, após a cidade mineira ter sido atingida pelo rompimento da barragem Córrego do Feijão.

Na ocasião, a tropa paranaense ficou 33 dias em missão e foi composta por 28 bombeiros, quatro integrantes do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar, uma perita da Polícia Científica, dois capitães da Defesa Civil e dois cães – Thor e Brida.

Repórter Francielly Azevedo