(Foto: BPMOA)

Mais uma pessoa morreu afogada no litoral paranaense nesta temporada de verão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi a sexta morte por afogamento desta Operação Verão, que teve início em 21 de dezembro.

A situação foi registrada na tarde deste sábado (5), na região de Coroados, em Guaratuba. A vítima, um homem de 25 anos, estava em uma área que não tinha a cobertura de guarda-vidas. Além disso havia uma bandeira preta no local.

O Corpo de Bombeiros informou que, mesmo assim, guarda-vidas que estavam na região visualizaram a situação e se deslocaram para fazer o salvamento. Outros dois homens também se afogaram e foram retirados da água. Eles sofreram afogamento considerado leve. Já o outro homem estava em parada cardiorrespiratória quando saiu do mar.

Para o atendimento foram acionados a equipe médica e o helicóptero. Houve tentativas de reanimação por duas horas, mas a vítima não resistiu.

Orientações

O Corpo de Bombeiros enfatizou a recomendação de não nadar em áreas que não tenham a proteção de guarda-vidas. Além disso a dica é observar a sinalização da condição do mar – que é indicada por bandeiras – e evitar entrar na água em condições desfavoráveis, como mar agitado ou chuva.

Com relação as bandeiras, muita gente não sabe o que as cores significam.

A bandeira verde indica que naquele ponto as condições para banho são boas e o risco de incidentes é mínimo.

A bandeira amarela significa que o local possui fatores de risco ao banhista, como ondas mais fortes, correntes e outras condições que podem ocasionar acidentes (a maioria dos postos está com bandeiras amarelas desde o início desta temporada).

A vermelha sinaliza o local que não é adequado para banho, ou seja, possui alto risco de afogamentos.

A bandeira preta indica que, naquela área, não há um posto de guarda-vidas permanente e que, por este motivo, ela não é indicada para banho.

Já a bandeira dupla vermelha é utilizada em situações de extrema necessidade e significa que a praia está interditada devido a fatores de segurança como uma chuva forte, ressaca, raios, entre outras situações.

Repórter Lucian Pichetti