Foto: Divulgação/ACP
Terrazza Panorâmico

A principal agenda do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do DEM fluminense, será a votação da Reforma Tributária neste segundo semestre.

O relator da proposta é o deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba. Ele já teria pedido estudos para sua assessoria técnica, e adiantou ter “convicção” de que um aumento ou criação de impostos não passarão no Congresso.

A relação impostos e serviços no país é uma conta um tanto misteriosa. Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, que na verdade é a nona edição do IBRES, índice de Retorno ao Bem Estar da Sociedade, aponta o Brasil como sendo o último de 30 países analisados entre aqueles com as mais altas cargas tributárias.

Desde a primeira edição do estudo, o Brasil vem ocupando a última colocação. O país tem a 15ª Carga Tributária mais alta do mundo, entre os 193 países signatários da ONU.

A Irlanda, país em primeiro lugar no ranking, tem uma carga tributária pequena se comparada a outros países, mas apresenta um excelente nível de desenvolvimento, o que a colocou como a primeira da lista.

A Irlanda tem pouco mais de 4,5 milhões de habitantes, com uma expectativa de vida de 82 anos, e com 67% da população entre 15 e 64 anos com emprego formalizado. Além disso apresenta excelentes índices de escolaridade e desenvolvimento.

Segundo o IBPT, a conta impostos x serviços, tem saído cara para os brasileiros. Além dos tributos, a população ainda precisa pagar por saúde, educação e segurança de qualidade. Segundo o presidente do Instituto, João Eloi Olenike, é como se a mesma conta fosse paga em duplicata

Outra questão é que o Brasil está perdendo espaço na própria América do Sul, referente aos índices de qualidade e desenvolvimento  

Segundo o IBPT, existem pelo menos 5 textos envolvendo a reforma tributária circulando em Brasília. Não se sabe ainda exatamente o que será votado, mas já existe um obstáculo. A Reforma Tributária também virou munição para acirrar brigas com interesse político em torno do tema