Foto: Pixabay

Descontos de até 60%. Quase 50 lojas do Shopping Curitiba, além da livraria Bilu Teteia, no bairro Ahú, aderiram ao “Dia Livre de Impostos”, que aconteceu em todo o país nesta quinta-feira (30). A ação foi organizada pelo Clube de Diretores Lojistas Jovem. Segundo a entidade, o Brasil ocupa o 14º lugar entre os 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo.

João Victor Batista é funcionário de uma cervejaria que aderiu à campanha. Os produtos tinham redução de até 40% no preço ao consumidor. O valor do imposto foi absorvido pela loja.

Daniel Nascimento é dono de uma loja de equipamentos de utilidades domésticas. Ele tem o estabelecimento há um ano e também resolveu participar do Dia Livre de Impostos para conscientizar o consumidor.

O shopping ficou cheio nesta quinta-feira. O fluxo era comparado até com datas comemorativas como Natal e Ano Novo. Várias lojas tinham filas.

Leandro Lavarias é gerente de loja e foi com a família tentar aproveitar as ofertas. Só ficou decepcionado, porque nem todos os lojistas aderiram à campanha.

A professora de pole dance, Luiza Varella Félix, foi com o marido ao shopping para tentar garantir um presente de aniversário. Ela ficou assustada com a carga tributária que é embutida nos produtos.

No total, 125 cidades brasileiras de 19 estados participaram do Dia Livre de Impostos. Conforme uma estimativa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, os brasileiros trabalham 153 dias por ano apenas para pagar impostos.

Repórter Francielly Azevedo