Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Terrazza Panorâmico

O Governo está cadastrando animais de estimação por meio da ferramenta virtual  Pet Amigo – cadastro estadual de animais. Na plataforma do Governo Digital está disponível o formulário para registrar o pet.

Podem ser cadastrados gatos, cachorros, répteis, roedores e outros animais domésticos ou domesticados. O objetivo do governo é facilitar a busca por animais perdidos.

De acordo com o coordenador do programa Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa, o registro vai formar um grande banco de dados com informações sobre os animais no Paraná. A ideia é facilitar a comunicação entre quem encontrou e quem teve um pet desaparecido.

No site do governo digital também está disponível o campo para o número do chip eletrônico, vendido por clínicas veterinárias. Esse dispositivo, implantado sob a pele do animal, contém informações sobre procedência e um número de identificação.

Nesse caso, quem encontrar um animal perdido pode levá-lo a uma clínica veterinária ou petshop que tenha equipamento para ler os dados do chip.

Outro serviço do Pet Amigo é a emissão de comunicados sobre campanhas de proteção e de saúde animal.

Repórter Fábio Buchmann