Foto: Divulgação / EBC
Terrazza Panorâmico

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tem emitido alertas sobre o aumento no consumo de água com o calorão dos últimos dias. Como consequência, os reservatórios estão baixos e há a possibilidade de racionamento da distribuição de água em algumas regiões da Grande Curitiba.

No fim de semana, a Sanepar informou que os níveis dos reservatórios Guarani e Santa Cândida estavam baixos. Eles abastecem bairros de Almirante Tamandaré, Colombo e Curitiba. Em função disso, faltou água em algumas regiões, neste domingo (16). O abastecimento já voltou ao normal. O gerente da Sanepar de Curitiba e Região Metropolitana, Antônio Carlos Gerardi, explica que os desabastecimentos foram pontuais e que os grandes reservatórios estão com bons níveis de água.

Na sexta-feira (14), a Sanepar já havia reduzido os níveis de água no reservatório Santa Cândida e nas elevatórias Santa Felicidade, Barreirinha e Cachoeira, também por causa do alto consumo. Segundo o gerente da Sanepar, os temporais, típicos desta época, contribuem para o desabastecimento.

A orientação é evitar desperdícios, até por que tem mais previsão de calor para essa semana.

Para esta segunda-feira (17), o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê que os termômetros em Curitiba alcancem os 31 graus.

A Sanepar informa que, durante as interrupções de abastecimento, só ficam sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é preciso ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Repórter Lucian Pichetti