Foto: Jaelson Lucas/SMCS

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha de vacinação contra a gripe por mais uma semana. Quem faz parte do grupo prioritário agora tem até o dia 22 de junho (sexta-feira) para se imunizar.

Essa já é a terceira vez que a campanha é prorrogada pelo Ministério da Saúde. A expectativa é aumentar, em todo o Brasil, a cobertura no grupo de risco, que é aquele mais suscetível a ter complicações em caso de gripe. A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Curitiba, a cobertura da população prioritária está em 79% da meta. Assim como em todo o país, as crianças de seis meses a menores de cinco anos, as gestantes e os doentes crônicos são os grupos que apresentam menor cobertura.

Desde o início do ano, 178 casos de gripe foram registrados no Paraná, sendo 24 mortes. Destes casos, Curitiba teve 56 registros, com quatro mortes, seguida por Foz do Iguaçu, com 18 casos, sendo quatro mortes.

Aqui em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza o medicamento em 110 unidades básicas de saúde. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para tomar a vacina, basta ir a uma unidade de saúde e apresentar um documento oficial.

– Crianças de 6 meses de idade a 4 anos, 11 meses e 29 dias;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Pessoas com doenças crônicas

– Gestantes

– Mulheres em pós-parto

– Trabalhadores da saúde

– Professores de escolas públicas ou privadas

Repórter Francielly Azevedo