Foto: Venilton Küchler/Divulgação AEN

A partir de segunda-feira (3), todos os paranaenses terão direito a se vacinar contra a gripe. A Campanha de Vacinação foi ampliada pela Secretaria Estadual da Saúde, para alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de atingir 90% de cobertura vacinal.

A enfermeira da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde, Vera Rita Maia, alerta que o inverno começa em menos de um mês, o que aumenta a importância de se prevenir contra a gripe.

Até esta sexta, as doses ainda são distribuídas exclusivamente ao público prioritário que, se não tiver se imunizado, deve buscar os postos de saúde a partir de segunda-feira. Têm prioridade para tomar a vacina crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes, puérperas; idosos; povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e policiais civis e militares.

Boletim

O último boletim sobre a situação da gripe influenza no Paraná registra 133 casos confirmados, com 37 mortes. São seis a mais que na semana anterior.

Os casos aconteceram em Almirante Tamandaré (menino de 1 ano), Paranavaí (homem de 49 anos), Santa Terezinha de Itaipu, (mulher de 60 anos), Paranaguá (mulher de 75 anos), Curitiba (homem de 76 anos) e Foz do Iguaçu (homem de 91 anos).

Repórter Lucian Pichetti