Foto: Pixabay

A partir desta segunda-feira (6) até o dia 31 de agosto, as 110 Unidades Básicas de Saúde de Curitiba seguem a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo, voltada exclusivamente para crianças com idade entre 12 meses e menores de 4 anos, incluindo aquelas que já foram imunizadas anteriormente.

Maria Thereza Fontoura é mãe do pequeno Antônio Fernandes, de 4 anos. Ela afirma que sempre está atenta aos prazos de vacinação do filho e preferiu o levar para imunização já no início da campanha. A bancária ainda faz a contagem de todas as vezes que o filho já recebeu alguma dose de vacina.

A dona de casa Samantha Ferreira é mãe da Yasmin Ferreira, que também recebeu as doses da vacina nesta manhã na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, no bairro São Francisco. Ela ressalta que prefere o início das campanhas para a filha não correr nenhum risco.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da campanha em Curitiba é manter a cobertura alta das vacinas, minimizando o risco de reintrodução das doenças, que não têm casos registrados na capital paranaense há mais de 30 anos, como explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Oliveira.

Oliveira ainda explica que os adultos, que não foram vacinados na infância contra o sarampo, podem procurar os postos de saúde para se imunizar. A recomendação é que as pessoas com até 29 anos de idade tenham em sua carteira de vacinação 2 doses da vacina tríplice viral durante a vida. Já quem tem entre 30 e 49 anos deve ter, ao menos, 1 dose da vacina tríplice viral durante a vida.

Além da vacinação durante a semana, haverá o dia D da campanha de vacinação, que será feito no sábado, dia 18 de agosto, quando algumas unidades de saúde abrirão para fazer a imunização das crianças.

Repórter William Bittar

Deixe uma mensagem