(Foto: Divulgação)
Terrazza Panorâmico

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e a Polícia Militar do Paraná realizaram a Operação Maré Seca, no litoral do Estado, com o objetivo de coibir o consumo de bebida alcoólica por condutores de embarcações no período do Carnaval e prevenir acidentes.

As equipes da Capitania dos Portos do Paraná e da Polícia Militar realizaram 125 abordagens a barcos de transporte de passageiros, lanchas de esporte e recreio, embarcações de pesca e motos aquáticas. Em 17 casos, os condutores foram submetidos ao teste do bafômetro, mas todos deram negativo para o consumo de bebida alcoólica.

De acordo com a Capitania dos Portos, houve a emissão de sete notificações a proprietários para sanar irregularidades encontradas. Em dois casos, as embarcações foram apreendidas. Uma delas foi motivada porque o condutor não estava habilitado e, em outro, o documento de inscrição estava vencido.

Conforme divulgação feita pelas corporações nesta segunda-feira (4), a Operação Maré Seca foi realizada entre os dias 1º e 2 de março no entorno da Ilha do Mel, em Pontal do Paraná e na Baía de Guaratuba, próximo à foz dos rios Fundo e Cruzes.

Apesar dos casos negativos de alcoolemia, a fiscalização seguirá no litoral do Estado, segundo a Capitania dos Portos. O objetivo é garantir a segurança da navegação no litoral paranaense. Qualquer pessoa que verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas; falta de itens de segurança; condutores alcoolizados; e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores, pode ligar para o Disque Segurança da Navegação. O telefone é o (41) 3721-1542. As informações podem ser encaminhadas ainda por e-mail no cppr.faleconosco@marinha.mil.br.

Também é possível fazer contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190, pelo aplicativo 190 – Emergência Paraná ou pelo Disque Denúncia 181.

Da Redação, com informações da assessoria